sábado, 28 de fevereiro de 2015

Adequação Curricular do tipo Multinível para o 1º Ano do Ensino Fundamental,organizada para uma Criança com Autismo.

Olá, Amigos e Amigas!
Peço desculpas pela ausência. Novamente esse inicio de ano letivo, foi marcado por transformações em minha vida profissional, que exigiram uma parada estratégica para reorganização de ideias.
Bem essa postagem foi preparada no ano passado, visando a eliminação de algumas barreiras na alfabetização de uma Criança que acompanho, com quadro de Autismo, devidamente matriculada na rede regular de ensino.
Gosto de salientar que o objetivo desse espaço, é de subsidiar ações pedagógicas voltadas para o público com Necessidades Especificas, e não oferecer "receitas", pois esse tipo de intervenção é muito pontual e individual, portanto cada caso é um caso!
Nesse caso especifico, para que essas atividades fossem implementadas, foi necessário um conhecimento especifico da Criança, através de uma Avaliação Funcional, da Família com o levantamento da História Vital, da Escola com encontros periódicos com a Equipe Gestora e Docente, com os demais Profissionais Multidisciplinares, pois a Criança é única e temos que alinhar nossas ações.
Todas as atividades propostas nesse trabalho foram organizadas sob minha responsabilidade. Para isso utilizei os seguintes recursos:
* Blocos Lógicos;
* Letras Móveis de diferentes materiais;
* Miçangas;
* Imagens da Internet;
* Massinha;
* Tinta guache.
Cabe lembrar que esse trabalho foi construído com base no Planejamento Pedagógico da Escola Regular, com foco no estímulo sensorial, no caso necessário para facilitar a aprendizagem da Criança.
Espero que gostem e seja útil!
Abraço!
Elaine. 

CIÊNCIAS

EXPERIMENTANDO CORES

( Aqui foi feito um trabalho com os blocos lógicos e as cores primárias. No caso recomendei o uso da figura do circulo.)


VAMOS CONHECER AS CORES?

 ( Aqui pensei na colagem de três blocos lógicos em formato de circulo nas três cores.)




                            
      AZUL              VERMELHO         AMARELO


VAMOS CONSTRUIR O MUNDO DAS CORES?


ESSA É A COR VERMELHA          

 ( Aqui colei um circulo vermelho).



VAMOS PROCURAR FIGURAS COM ESSA COR E COLAR?

( Aqui o objetivo é que na Escola com o auxilio da Professora, a criança procurasse imagens em revistas e livros da cor solicitada.)


PINTE COM O DEDO

( Aqui o objetivo é que a Criança pintasse com o dedo uma imagem de um circulo grande com tinta vermelha. para Crianças com maiores dificuldades motoras é aconselhável o contorno da figura com barbante ou cola quente. Nas demais atividades abaixo o procedimento foi o mesmo, utilizando as peças do bloco lógico nas cores citadas.)





ESSA É A COR AMARELA

                                    
  

                        
                                                AMARELO

PINTE COM O DEDO

  



VAMOS PROCURAR FIGURAS COM ESSA COR E COLAR... 






ESSA É A COR AZUL
                        
                         
                                 AZUL

PINTE COM O DEDO



 VAMOS PROCURAR FIGURAS COM ESSA COR...




 MISTURANDO CORES

VAMOS JUNTAR AS CORES QUE CONHECEMOS?


AGORA É A SUA VEZ... PINTE...


AMARELO                       AZUL                             VERDE



AGORA É A SUA VEZ... PINTE...


AMARELO             VERMELHO                    LARANJA


AGORA É A SUA VEZ... PINTE...


AZUL                             VERMELHO                  ROXO








MAÇÃ




SOL




CÉU



TRABALHANDO COM AS CORES COM MASSA DE MODELAR.









AGORA É SUA VEZ...















SAPO



LARANJA



UVA



TRABALHANDO COM AS CORES COM MASSA DE MODELAR.




AGORA É SUA VEZ...











MISTURANDO CORES



































4 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá, Mirian!
      Obrigada pela visita ao Blog!
      Abraço!
      Elaine.

      Excluir
  2. Elaine, estou encantada com a sua página na net. Como professora do Infantil, séries iniciais, de salas de projetos, recentemente acabando a formação na área da Ed. Especial com DI e avó de um menino de seis anos que nasceu com multiplas deficiencias. Vou visitar está página muitas vezes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Adriane!
      Seja sempre muito bem vinda!
      Abraço!
      Elaine.

      Excluir