Este modelo de Plano de Adequação Curricular é fictício. Os dados e nomes citados foram inventados para exemplificar como podemos pensar e criar estratégias de Flexibilização Curricular. No caso esse modelo foi pensado por um Professor de Geografia, sendo assim os conteúdos e atividades propostas contemplam esta área de conhecimento.
O importante é tomarmos como base este exemplo para a construção de outros modelos que contemplem cada área de conhecimento dentro de cada realidade vivenciada por cada um de nós Professores nas diferentes escolas do Brasil.
No chamado Bloco 1, temos os dados da escola e pessoais do aluno, no caso inventado, mas em uma situação real, esses dados têm de estar atualizados, pois o Plano de Adequação Curricular é pensado e montado individualmente, ou seja, para cada caso de Necessidade Educacional Especial.
É importante conhecermos os locais pelos quais este aluno passou, pois dependendo do caso é interessante o intercâmbio de informações, inclusive no caso das diferentes deficiências conhecermos os demais profissionais que trabalham com esse aluno.
DOCUMENTO INDIVIDUAL DE ADEQUAÇÃO CURRICULAR
- ACOMPANHAMENTO
PEDAGÓGICO -
BLOCO 1
ESCOLA: Escola Estadual Hermano Barduzzi
ENDEREÇO: Avenida São Paulo nº 200NÍVEL DE ENSINO:
Ensino Fundamental e Médio
MOTIVO DA AVALIAÇÃO: Acompanhamento de Processo de
Inclusão Escolar 1-
DADOS
PESSOAIS E FAMILIARES DO ALUNO
NOME COMPLETO: Emiliano Smianovith
DATA DE NASCIMENTO: 10/04/1999
ENDEREÇO: Rua Godofredo Leão nº 100
FILIAÇÃO: Emiliana Smianovith, 54 anos, vendedora,
ensino fundamental completo.
Eustáquio Smianovith, 60
anos, coletor, ensino fundamental incompleto.
NÚMERO DE IRMÃOS: 02
Godofredo Smianovith (03 anos)
Aristela Smianovith (18 anos)
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2. HISTÓRICO ESCOLAR DO ALUNO
No espaço abaixo é necessário um pequeno, mas pormenorizado relato das habilidades funcionais do aluno, dentro da área cognitiva. É através destas informações que podemos deixar claro para qualquer outro profissional as potencialidades do aluno, ou seja, o que ele consegue realizar sozinho e em quais habilidades necessita de uma intervenção mediadora e qual a intensidade dessa mediação. Esse tipo de relatório é imprescindível para o aluno com alguma limitação sensorial, física, cognitiva e transtorno do desenvolvimento. Eu particularmente costumo utilizar este tipo de relato, para qualquer aluno, independente ou não de qualquer deficiência.
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
3.
CARACTERÍSTICAS PESSOAIS –
DESENVOLVIMENTO DO ALUNO
ASPECTOS
PSICOPEDAGÓGICOS
|
No quadro abaixo especificamos as potencialidades e o canal de aprendizagem do aluno. É muito importante pontuar, qual o desenvolvimento e o tipo de linguagem utilizada pelo aluno. Como é realizada a comunicação ( recepção e expressão), lembrando sempre que há casos em que a linguagem oral do aluno é comprometida, contudo, utiliza muito bem outros tipos de comunicação, como figuras, sinais, etc. Portanto existe uma linguagem estabelecida.
Outro ponto importante do quadro abaixo, é a sinalização do que o aluno "gosta"de fazer, o que faz com prazer, pois essa informação é muito valiosa na reabilitação e aprendizagem.
- ESTILO DE APRENDIZAGEM E MOTIVAÇÃO PARA
APRENDER
Neste espaço entramos na área curricular de cada componente pedagógico. Independente do lugar onde trabalhamos, temos Orientações, Parâmetros, projetos a serem desenvolvidos pela equipe docente. Todo este fazer pedagógico gera o que costumamos chamar de Conteúdos a serem trabalhados nas diferentes áreas curriculares: Português, Matemática, História, Geografia, etc. Pois bem, no espaço identificado como Referente Curricular está descrito quais são as orientações, objetivos e metas que cada componente curricular precisa atingir com seus alunos num determinado espaço de tempo ( Metas do Planejamento). Em seguida temos o espaço destinado a caracterização do conteúdo, ou seja o que vou trabalhar com os alunos de determinado ano e dentro de qual espaço de tempo ( bimestre, trimestre, semestre). E por último qual será o foco avaliativo deste conteúdo para o meu aluno com necessidades educacionais especiais, dentro deste planejamento que construí para o grupo regular de ensino. Como procederei para poder avaliar este aluno, dentro de suas potencialidades.
|
BLOCO 2
REFERENTE CURRICULAR E FOCO AVALIATIVO POR DISCIPLINA
ÁREA: GEOGRAFIA
Referente Curricular
|
Conteúdo Específico
|
Foco Avaliativo (que seja capaz de...)
|
- Saber utilizar a observação e a descrição
na leitura direta ou indireta da paisagem, sobretudo mediante ilustrações e
linguagem oral;
. Reconhecer, no seu cotidiano, os
referenciais espaciais de localização, orientação e distância, de modo que se
desloque com autonomia e represente os lugares onde vivem e se relacionam;
.
Reconhecer a importância de uma atitude responsável de cuidado com o
meio em que vivem, evitando o desperdício e percebendo os cuidados que se
devem ter na preservação e na conservação da natureza.
.
Criar uma linguagem comunicativa, apropriando-se de elementos da
linguagem gráfica utilizada nas representações cartográficas;
|
1º Bimestre
Elementos
naturais e culturais em uma paisagem
Relação
cidade – campo
Rotação
e Translação
Zonas
de Iluminação
Orientação
espacial através de mapas
Projeções
cartográficas
Coordenadas
Fusos
Horários
|
Diferenciar elementos da cidade e do campo
Diferenciar alimentos
Ampliar a funcionalidade manual
Utilizar de maneira adequada instrumentos de iluminação
Representar espaços em desenhos direcionados de maneira
autônoma e significativa
Localizar-se temporalmente e interagir de maneira adequada
com a rotina escolar
|
As Modalidades de Apoio são aquelas que o Professor da Sala Regular vai sinalizar quais e de que tipos de ajuda necessita, na implementação de seu trabalho com este aluno. A sigla SAPE utilizada é a abreviação de Sala de Apoio Pedagógico Especializado, que pode ser diferenciada a nomenclatura dependendo da região. Aqui em SP, chamamos de SAAI (Sala de Apoio e Acompanhamento à Inclusão).
MODALIDADES DE APOIO
- Continuidade no acompanhamento direto e indireto
do docente se possível com auxiliar.
- Continuidade no acompanhamento pedagógico
especializado.
- Ampliação do contato com os SAPE.
- Continuidade do acompanhamento junto aos pais.
|
Os critérios de Avaliação podem e devem ser discutidos no grupo docente. Uma vez que este aluno é da Escola, todos os Professores deverão pautar seus instrumentos avaliativos dentro de indicadores distintos e regulares para todas as áreas. Um ótimo material que pode fornecer subsídios teóricos de ótima qualidade é o material publicado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo conhecido como RAADI ( Referencial sobre Avaliação e Aprendizagem do Aluno com Deficiência Intelectual).
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Relatório
mensal englobando: - Objetivos alcançados, relações sociais estabelecidas, ampliação
da comunicação verbal.
|
Nesta última parte foi pensado num relato individualizado do Professor ou Professores do aluno(a), colocando os pontos relevantes do trabalho pedagógico, dentro da proposta de Adequação Curricular. É importante que todos os relatos sejam discutidos e compartilhados com toda a equipe pedagógica e gestora da Escola. A figura do Professor de Atendimento Educacional Especializado é indispensável para o desenvolvimento deste tipo de trabalho educacional.
RELATÓRIO
ANUAL DE ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO
- GEOGRAFIA -
2010
Prof.
.........................................................................................................
ALUNO:
Emiliano Smianovith
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________
Coordenação: Direção: Professor Especialista:
Bom dia prô, eu sou estudante de Pedagogia, estou lendo tudo que posso para me aperfeiçoar e quanto entrar em sala de aula ter realmente o conhecimento acadêmico. E ganhar em prática o conhecimento aplicativo.
ResponderExcluirEstou ansiosa por começar.
bjs
Boa sorte, Simone!
ExcluirAbraço! Elaine.
Bom dia Simone Sousa!
ExcluirEu trabalho diretamente com Educação Especial, se quizer, dê uma olhadinha no meu blog...
Acesse: educainfoconecte.blogspot.com.br
Muito bom esse material, vai me dá um norte para organizar a adequação curricular dos meus alunos. Parabéns pelo trabalho!
ResponderExcluirOlá, Jucineide!
ExcluirÉ exatamente esse o objetivo do blog e da postagem trocar conhecimentos para que possamos, rever nossa prática pedagógica.
Obrigada pela visita!
Abraço! Elaine.
Gostei muito do exposto. Organiza e propõe registro do atendimento do aluno com deficiência, propiciando intervenções mais personalizadas e eficazes, inclusive colaborando com os professores do ensino regular para que realizem ajustes curriculares em suas aulas e possibilitem maior acesso ao currículo e sucesso na aprendizagem dos alunos. Parabéns!
ResponderExcluirOlá, Sofia!
ExcluirÉ isso mesmo, é um modelo para que os Profissionais da sala regular, organizem seus conteúdos para o Aluno NEE e possam realmente avaliar suas potencialidades e dificuldades, com auxilio do Professor de AEE.
Obrigada pela visita!
Abraço! Elaine.
Adorei sou mae de aluno e queria poder ajudar o professores do meu filho a ter VONTADE de fazer isso pra ele poder aprender alguma coisa. Muito bom!
ResponderExcluirOlá, Marcia!
ExcluirDivulgue para a Escola! Seja uma multiplicadora deste material.
Abraço! Elaine.
Olá Eliane, sou professora da Sala Multifuncional, gostaria de saber se existe algum documento que especifique o número de alunos com deficiência, que pode ser atendido por um professor da multifuncional de 40h.
ResponderExcluirAguardo resposta.
Um abraço Mary
Olá, Mary!
ExcluirEm primeiro lugar peço desculpas, mas só vi sua mensagem agora.
Em relação a sua pergunta, esse tipo de informação está na portaria do AEE de seu Município e depende muito de sua jornada e de suas atribuições enquanto Professora de AEE. Aqui no município de SP, por exemplo, temos que além de atender os alunos, atender os professores desses alunos e seus familiares, portanto ao fazer nossos horário temos que atentar para todas essas obrigações, ficando portanto impossivel de atender muitos Alunos. Em média cada Professor em sua jornada de AEE, atende 20, 25 alunos no máximo. Eu já cheguei a atender 50, mas foi um caso especifico, numa região onde não havia mais escolas com o AEE e não foi nada fácil.
Abraço!
Elaine.
Ola boa tarde estou fazendo um projeto de adaptação curricular para surdos no setimo ano. e nao sei muito bem por onde coomeçaar..podee me ajudar...
ResponderExcluirgrrata.
Sim, muito bom mesmo.Ainda mais para mim que novata nessa modalidade.
ResponderExcluirolá você tem algum material que fale sobre adequação do curriculo de historia? referencias de livros por exemplo? muito obrigada!
ResponderExcluirOlá!
ExcluirSim tenho um material aqui do Municipio de SP chamado de Referencial de Avaliação do Aluno co Deficiência Intelectual, que foi criado justamente para facilitar o Professor das áreas especificas a acompanhar o desenvolvimento dos Alunos com Deficiência Intelectual, que pode ser bem útil, para pensar na adequação de conteúdos.
Embora a questão da Adequação seja muito individual, penso que a forma como foi pensado esse material com indicadores de conteúdos, possa ajudar.
Segue o link para baixar o material.
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/8930.pdf
Me ajudou muito, um norte.... obrigada
ResponderExcluirMe ajudou muito, um norte.... obrigada
ResponderExcluirBom dia,
ResponderExcluirMuito bom, parabéns
Obrigada pela postagem
Muitíssimo bom, este material, obrigada por compartilhar, trabalho com alunos especiais, e preciso melhorar minha prática.
ResponderExcluirMuito bom esse material. Está me ajudando muito. Obrigada@
ResponderExcluirPor favor, se tiver dos outros conteúdos pode postar? Por favor.
ResponderExcluirMuito bom seu blog. Eu sou professora, estou no meu primeiro ano de trabalho, é tudo novo. Obrigada por compartilhar a sua experiência, me ajudou muito. Obrigada!
ResponderExcluirBoa Noite! Sou professora de Apoio adorei esse material vai me ajudar bastante ao fazer o curriculo adaptado.
ResponderExcluir