Olá, Amigos e Amigas!
Desculpem a demora nas postagens, mas minha rotina mudou bastante nos últimos meses.
Hoje irei compartilhar com Vocês, alguns recursos de acessibilidade curricular que tenho acompanhado em minhas visitas as Unidades Escolares, aqui no Município de São Paulo.
São materiais feitos por Professores que atuam nas salas regulares e que aceitaram o desafio da Educação Inclusiva, não só para os casos de Deficiência, mas para Todos os Alunos. Afinal o caráter Inclusivo da Educação, deve abranger à Todos os Alunos.
As primeiras fotos são jogos construídos por uma Professora da Rede Municipal. Ela costura esses jogos num tamanho maior que o normalmente encontrado nas lojas, para atender às Necessidades Específicas dos Alunos que necessitam de maior estimulo sensorial, no Ensino Fundamental. Adorei o capricho e a dedicação da Profissional.
Agora gostaria de socializar com Vocês o trabalho de um Professor de Educação Física que também atua em Escolas Regulares e ressignificou sua Prática Pedagógica, para o atendimento dos Alunos com Deficiência.
Gostei bastante de suas propostas de intervenção nas aulas, pois utiliza recursos de Tecnologia Assistiva de baixo custo, construindo jogos de estimulação que atuam nas diferentes Habilidades Cognitivas: Motricidade, Percepção, Raciocínio Lógico, Socialização e Aprendizagem.
Meu objetivo com essa postagem é incentivar os Colegas Professores das diferentes Escolas espalhadas pelo Brasil afora a exercitarem sua criatividade, tornando a Educação Inclusiva uma realidade não tão utópica, como alguns imaginam.
A cada dia que passa, nos convencemos de que o conceito de Atendimento Educacional Especializado, tende a ultrapassar o ambiente das Salas de Recursos Multifuncionais, ou Salas de Apoio e Acompanhamento à Inclusão, como são chamadas aqui em SP, para os espaços das Salas Regulares, pois só assim transformaremos o caráter meritocrático de nossas Escolas em espaços realmente Inclusivos, criando novas rotas de Aprendizagem e Desenvolvimento para Todos.
Grande Abraço!
Elaine Cristina Alves de Carvalho Leal.
ResponderExcluirNOVO OLHAR SOBRE A MATEMÁTICA, Jornal Beira do Rio, UFPA, Abril 2011,
www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2011/124-edicao-93--abril/1189-novo-olhar-sobre-a-matematica
MÁRIO SERRA - ENGENHEIRO, MATEMÁTICO E AMAZÔNIDA, Jornal Beira do Rio, UFPA, Ano XXVIII Nº 120. Agosto e Setembro de 2014,
http://www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2014/152-2014-08-01-17-25-17/1618-2014-08-04-14-34-28
RENATO PINHEIRO CONDURÚ (Belém-Pa, 25/08/1926 - 23/06/1974), ENGENHEIRO-MATEMÁTICO PARAENSE: INDO DO GUAMÁ ALÉM DO VAL DE CÃES ( solicite por e-mail: jbn@ufpa.br)
ALGUMAS MULHERES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E QUESTÃO DE GÊNERO EM C & T.
http://sitiodascorujas.blogspot.com.br/2013/06/mulheres-na-matematica.html
CONSTANTINO MENEZES DE BARROS I - MATEMÁTICO QUE LIGA O PARÁ/BR AOS MAIORES CENTROS DO MUNDO E COMPARÁVEL AOS GRANDES ÍCONES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA (II a V não publicados, disponível por e-mail), (Óbidos-Pa, 19/08/1931, Rio de Janeiro-RJ, 06/03/1983), Ex-Docente UFF e UFRJ,
www.chupaosso.com.br/index.php/obidos/educacao/2149-vida-e-obra-de-constantino-menezes-de-barros
PROFESSORA SANTANA: Candidata a Melhor Docente do Ensino Básico Paraense, Blog Chupa Osso, 23 Junho 2013, www.chupaosso.com.br/index.php/obidos/educacao/2453-proessora-santana-candidata-a-melhor-docente-do-ensino-basico-paraense
SABER MATEMÁTICO E CULTURA INDÍGENA, blogue da AICL, 20 de Setembro de 2011,
http://coloquioslusofonia.blogspot.com.br/2011/09/saber-matematico-e-cultura-indigena.html
PAIRÉ CAMETAENSE: UMA BELA OBRA EM MATEMÁTICA E ENGENHARIA (não publicado, disponível por e-mail: jbn@ufpa.br)
CONHEÇA MARIA LAURA MOUZINHO LEITE LOPES, UMA DAS PRIMEIRAS DOUTORAS EM MATEMÁTICA DO BRASIL!,
http://encontrodejovenscientistas.com/2015/02/02/conheca-maria-laura-mouzinho-leite-lopes-uma-das-primeiras-doutoras-em-matematica-do-brasil/
NASCIMENTO, J.B., GOMES, S.C. L., MAGNO, C. S. E MOREIRA, A. M. S. , CICLOIDE E BRAQUISTÓCRONA, www.sobralmatematica.org/preprints/preprint_2015_01.pdf, acesso fev/15
Olá, Matemática Job!
ExcluirObrigada pela visita ao Blog!
Abraço!
Elaine.
Ola,Elaine.
ResponderExcluirMe chamo Verônica, estou fazendo Pedagogia.
Conheci o seu blog através de uma pesquisa para um trabalho da faculdade.,teríamos que falar sobre educação especial e sala multifuncionais.
Amei o seu blog ele nos ajudou muito.Queria manter contato com você.
Um abraço!
Olá, Veronica!
ExcluirSinta-se a vontade para utilizar o espaço quando quiser. meu e-mail está nos contatos do Blog.
Abraço!
Elaine.