Durante o mês de outubro trabalhamos com o tema " Matrizes Africanas- Consciência Negra", todos os Professores da Escola desenvolveram ações pedagógicas dentro do tema, cuja culminância deu-se no dia 19/10, com uma linda exposição cultural.
O Atendimento Educacional Especializado (AEE), através do espaço da Sala de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (SAAI), da qual sou a Professora responsável, não ficou fora dessa proposta de trabalho muito rica.
Eu com a ajuda de minha fiel escudeira Valeria, a Professora Maria Lenita do Projeto de Recuperação Paralela, a Estagiária Neia e os Alunos da Escola, desenvolvemos o Projeto: " Sentindo Diferenças" muito gostoso que rendeu uma magnifica exposição. A ideia era montar várias atividades que proporcionassem uma interação sensorial.
Abaixo, deixo na íntegra o relato e as fotos do Projeto:
PROJETO: MATRIZES AFRICANAS- CONSCIÊNCIA NEGRA NA SAAI.
OBJETIVO:
* Proporcionar a interação dos Alunos com a Cultura Afro- brasileira, através do tema: " Sentindo Diferenças".
DESENVOLVIMENTO:
* Construção de um dicionário de verbetes africanos, utilizados no cotidiano, com ilustrações criadas pelos Alunos.
* Construção de máscaras africanas na visão de cada Aluno.
ESTRATÉGIAS:
* Familiarização dos Alunos com os significados das palavras que utilizamos em nosso dia- a dia e suas matrizes africanas.
* Utilização de materiais diversificados para os desenhos e pinturas: lápis de cor; giz de cera; tinta guache; cola colorida; colagem.
CULMINÂNCIA:
* Apresentação das palavras e máscaras em balões de ar no teto da sala.
Nenhum comentário:
Postar um comentário