Hoje, mostrarei uma sugestão de atividade adequada para um Aluno com Deficiência Intelectual, matriculado na 4.a série do Ensino Fundamental I.
A área de do conhecimento é Ciências e o conteúdo é Animais Nocivos à saúde.
Como já disse anteriormente é imprescindível que todos os conteúdos a serem trabalhados, sejam ressignificados de forma mais condensada e ilustrados, para facilitar o entendimento do Aluno.
Os indicadores avaliativos para o Professor avaliar o Aluno, foram os apontados no Referencial sobre Avaliação da Aprendizagem na área da Deficiência Intelectual ( RAADI), no Ensino Fundamental I, pág.118:
* Reconhecer a necessidade de cuidados básicos para a manutenção da saúde;
* Conhecer algumas doenças contagiosas.
As atividades devem ser pensadas de forma a privilegiar um melhor desempenho do Aluno com deficiência, privilegiando suas potencialidades.
Dessa forma atividades de Linguagem Escrita podem ser substituídas por atividades com desenhos, colagens, programas no computador, ou atividades orais.
POR: ELAINE CRISTINA ALVES DE CARVALHO LEAL.
ELAINE BOM DIA!
ResponderExcluirNecessito de sua ajuda! Gostaria de saber como realiza esta adequação? Vc conversa com o professor regente? tem acesso ao planejamento de ensino? Esta adequação é realizada na sala de recursos com o aluno ou na sala de aula? Para que alunos especificamente é este tipo de adequação?