As atividades abaixo foram pensadas para atender às Necessidades Educacionais Especiais de Alunos com Deficiência Intelectual, da sétima série do Ensino Fundamental II.
O tema da Adequação Curricular foi Revolução Industrial, pensamos em estratégias diversificadas para promover o entendimento desse tema nada simples para os Alunos, dentro das potencialidades de cada um, pois o fato de terem Deficiência Intelectual, não significa que tenham as mesmas potencialidades e dificuldades. Por isso o Plano de Adequação Curricular tem uma conotação individualizada, visando atender às expectativas de cada caso.
Como já apontei anteriormente, o Plano de Adequação tem que contemplar três aspectos distintos:
1- Conteúdo a ser desenvolvido para a turma;
2- Proposta do mesmo conteúdo para o Aluno com Deficiência;
3- Indicadores Avaliativos adequados ao Aluno com Deficiência.
Então, voltando ao tema apresentado acima, teremos:
1- Revolução Industrial;
2- Organização de uma história em quadrinhos detalhando os princípios da Revolução Industrial;
3- Identificar e localizar no tempo e no espaço as sociedades estudadas. ( RAADI II- pág.- H16).
Tal prática de Adequação Curricular é parte integrante do Plano Educacional Individualizado ( PEI), para o Atendimento e Acompanhamento às Necessidades Educacionais Especiais dos Alunos com Deficiência.
E esse documento PEI, deve acompanhar o Aluno, durante sua vida escolar.
Ele é construído pela Equipe Escolar, com ações pertinentes à Equipe Gestora, à Equipe Docente e ao Profissional de Atendimento Educacional Especializado.
por: Elaine Cristina A. de C. Leal.
Muito bom o material, Elaine. (Achei você num grupo do Facebook). Vou andar por aí e ver se acho algo que possa adaptar para minha pequena autista de 8 ano que acabou o 1o. ano identificando palavras e ainda precisando generalizar a leitura.
ResponderExcluir