sexta-feira, 12 de outubro de 2012

ALFABETIZAÇÃO: ADEQUAÇÃO CURRICULAR EXPLORANDO AS HABILIDADES SENSORIAIS.

A atividade abaixo foi pensada para o Atendimento das Necessidades Educacionais Especiais de uma Aluna com Deficiência Múltipla (Paralisia Cerebral e Deficiência Intelectual), matriculada em sala regular no primeiro ano do Ensino Fundamental.
Pensamos sempre ser de suma importância que a ideia de Adequar um conteúdo esteja sempre acompanhada da responsabilidade de garantir ao Aluno(a) uma participação efetiva dentro das atividades propostas em sala. 
De maneira alguma podemos exclui-lo(a) da dinâmica desenvolvida com os demais colegas, portanto a tarefa de adequar conteúdos e objetivos, não é simples, nem fácil. Ela requer muito empenho, pesquisa e dedicação e principalmente organização por parte do Professor(a), por isso faz-se necessário um planejamento prévio de ações quanto ao currículo abordado em todas as áreas do conhecimento, para depois adequá-las às Necessidades Educacionais Especiais existentes em cada turma.
No caso em questão, o Plano de Aula da Professora da Sala Regular apontava um trabalho com a música:"Lavar as Mãos" de Arnaldo Antunes. Diante disso, pensamos em uma adequação deste conteúdo que oferecesse condições de aprendizagem para a Aluna, levando em consideração não só suas dificuldades, mas principalmente suas potencialidades.
Para tanto é imprescindível  um trabalho articulado entre o AEE e o Professor(a) da Sala Regular.
Não podemos esquecer da Avaliação que também deve ser adequada, portanto para essa atividade podemos elencar alguns indicadores avaliativos aplicados à Deficiência Intelectual (DI), conforme apontamento do Referencial sobre Avaliação da Aprendizagem na área da Deficiência Intelectual (págs.74,75 e 76):
* Inferir o sentido de palavras a partir do contexto e com orientações específicas.
* Observar, com apoio do Professor ou colega mais experiente, a sequência temporal de episódios ou procedimentos.
* Participar de situações de intercâmbio oral e rodas de conversas nas diferentes situações de aula.
* Ouvir com atenção textos lidos ou cantados, apresentar postura de escuta : olhar para o leitor, dirigir o olhar para as figuras, etc.
* Compreender instruções orais para executar ações pertinentes.
Ao Ressignificar sua prática pedagógica visando o atendimento das Necessidades Educacionais Especiais (NEE) dos alunos, o Professor(a) percebe claramente os avanços e potencialidades desses Alunos, possibilitando uma Avaliação individualizada e mediadora, criando diversificadas oportunidades de Aprendizagem.
                                                                                              por: Elaine Cristina Alves de Carvalho Leal. 














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