segunda-feira, 26 de novembro de 2012

ADEQUAÇÃO CURRICULAR- REVOLUÇÃO INDUSTRIALHistória

A Adequação Curricular proposta sobre a Revolução Industrial, foi pensada para Alunos da sétima série do Ensino Fundamental I. Esses Alunos em questão apresentam quadros de Deficiência Intelectual e Múltipla.
O desafio maior foi o de propor situações concretas onde os Alunos pudessem entender os conceitos fundamentais e as modificações políticas, sociais e culturais advindas da Revolução Industrial, na vida das pessoas.
Foi então que pensamos num personagem o Sr. Manoel, criado pela Valéria. Pensamos na trajetória de vida do Sr. Manuel antes e depois das mudanças propiciadas pela interação com o novo meio de produção: a máquina.
E a forma para fundamentar esse conceito foi a criação de uma história em quadrinhos.
A experiência foi muito positiva. Percebemos que eles entenderam muito bem os principais conceitos de uma forma mais simples e concreta.
Os indicadores sugeridos para avaliação com base no Referencial de Avaliação da Aprendizagem na área  da Deficiência Intelectual (RAADI) , dentro da área de História são:
* Coletar e interpretar informações de diferentes fontes;
* Perceber diferenças das sociedades estudadas através dos tempos;
* Conhecer os princípios da Revolução Industrial  e seus desdobramentos políticos no Brasil.
Outro fator importantíssimo é o resgate da memória funcional do Aluno, pois percebemos que depois de certo tempo quando retomamos o assunto com o apoio das ilustrações feitas anteriormente, todos os Alunos em questão recuperaram informações, contextualizando-as com o fato histórico.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário