As caixas de Antecipação ou Sistema de Calendários são materiais que proporcionam o desenvolvimento da Linguagem e a Construção de Rotinas de Aprendizagem, atendendo às Necessidades Educacionais Especiais dos alunos com quadro de TEA( Transtornos do Espectro Autista), como também aos alunos com Deficiência Múltipla.
Iniciamos o trabalho pedagógico com a Caixa de Antecipação, separando caixas de tamanho médio de papelão. Eu utilizo as caixas de papelão dos materiais e uniformes dos alunos, que são descartadas após a entrega dos mesmos. Costumamos encapá-las com papel espelho ou camurça preto, pois o fundo preto auxilia problemas de contraste visual. É importante que cada aluno ou aluna participe da ilustração de sua caixa de antecipação, pois cada caixa é pessoal e intransferível, portanto torna-se imprescindível que os alunos saibam localizar sua caixa. Todos os dias, antes de iniciar o Atendimento Educacional, ou mesmo a aula na Sala Regular, pegamos a caixa do aluno ou aluna, que deverá estar com objetos reais que representem cada atividade a ser realizada naquele dia. Chamamos de objetos reais, todos aqueles que fazem parte da atividade a ser realizada. Um bom exemplo, são as sequências de atividades de vida diária: a escova de dentes do aluno, ficará dentro da caixa, para sinalizar a realização dessa atividade. O mesmo pode ser feito em outros contextos: escrita, leitura, música, recorte, colagem, etc. O trabalho com objetos reais é o primeiro passo para o desenvolvimento da linguagem receptiva e expressiva com alunos que não desenvolveram qualquer tipo de comunicação , pois familiariza esse aluno com a rotina escolar, diminuindo a ansiedade natural frente ao novo, estabelecendo aos poucos um vinculo afetivo e funcional no processo de ensino e aprendizagem.
As caixas de antecipação devem ser utilizadas antes dos programas de comunicação alternativa com figuras, pois é necessário que o aluno atribua sentido à imagem ( semi abstração), o que por sua vez só acontece , na construção da familiarização com objetos concretos e a conservação da função antecipatória das mensagens representadas por cada um dos objetos trabalhados com o aluno.
Amei a ideia da caixa de antecipação. Parabéns pelo blog, informações preciosas.
ResponderExcluirAudrey Duarte mãe de Arthur Theodoro, que possui retardo neuropsicomotor, está no espectro autista.
Olá, Audrey! Obrigada pela visita! Que bom que gostou! Pode fazer com o Arthur que ele irá adorar e ajudará muito no controle da ansiedade!
ExcluirAbraço fraterno!
Adorei a dica de antecipação!Parabéns pelo o blog.beijos
ResponderExcluirJohanna Terapeuta Ocupacional Infantil
Elaine bom dia e parabéns por este material! Tenho algumas dúvidas...Esta caixa é como uma agenda?? O aluno escolhe qual das atividades irá realizar primeiramente ou existe uma ordem? Após a realização da atividade o aluno retorno com o objeto?
ResponderExcluir