A atividade proposta de Adequação Curricular é da área de História, dentro do tema: Egito. Tal conteúdo contempla os objetivos curriculares da 5ª série ( 6º Ano), do Ensino Fundamental II. Pensamos com as atividades expostas, atender às Necessidades Educacionais Especiais (NEE) dos alunos com quadro de Deficiência Intelectual.
Lembrando que quando falamos de Adequação Curricular, pensamos em três pontos distintos:
* Conteúdo proposto para a sala regular;
* Conteúdo proposto para a sala regular com as devidas adequações no atendimento das Necessidades Educacionais Especiais (NEE), ou seja, não se trata de outro conteúdo, mas sim do mesmo com as devidas adaptações que se fizerem necessárias;
* Foco avaliativo diferenciado para os alunos com NEE, ou seja, o que queremos avaliar nesses alunos, dentro das potencialidades de cada um.
Dentro dessa concepção, elenco alguns indicadores avaliativos, com aplicabilidade nesta atividade. Esses indicadores fazem parte do Referencial de Avaliação do Aluno com Deficiência Intelectual (RAADI), utilizado pelo Município de São Paulo:
* Identificar e comparar organizações de algumas sociedades coletoras e caçadoras na Antiguidade com apoio de ilustrações e filmes de época.
* Perceber mudanças nas formas de ocupação do espaço e mudanças nas paisagens pelas populações antigas com apoio de figuras e ilustrações.
* Conhecer registros não escritos que informam sobre o homem, em outros tempos, em outros espaços, bem como a língua falada e escrita e a expressão da cultura, com apoio de material visual.
* Reconhecer as concepções da natureza em manifestações religiosas e nas artes em diferentes culturas com apoio de textos relacionados com a literatura, lendas e artes plásticas.
* Coletar informações de diferentes fontes históricas, expressas em textos, imagens e objetos.
Elaine, faltou a 5° parte da mumificação.
ResponderExcluirÉ mesmo... Vou corrigir!
ResponderExcluir