domingo, 16 de setembro de 2012

ADEQUAÇÃO CURRICULAR- ALFABETIZAÇÃO

As atividades propostas abaixo foram pensadas para facilitar o processo de aquisição da base alfabética ( escrita convencional), e de estratégias de leitura ( antecipação, localização, compreensão e interpretação), para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental.
O trabalho foi fruto da parceria da PAAI( Professora de Atendimento e Acompanhamento à Inclusão- AEE), no caso eu com a Professora da sala regular Professora Anna Maria da EMEF. Cândido Portinari.
O conteúdo proposto pela Professora Anna está dentro das Expectativas de Aprendizagem propostas pela Secretaria Municipal de São Paulo, para o Ensino Fundamental I.
No caso o meu trabalho foi propor à Professora formas alternativas de aplicação deste conteúdo para os Alunos que apresentam NEE (Necessidades Educacionais Especiais), no caso três Alunos. O primeiro com suspeita de quadro de DI (Deficiência Intelectual), outro com quadro em avaliação clínica e terapia medicamentosa de TDAH (Transtorno e Déficit de Atenção e Hiperatividade), com suspeita de DI. O último com quadro também em avaliação clínica e pedagógica de TDAH.
Podemos elencar alguns Indicadores avaliativos, neste caso:
* Leitura: Relacionar o gênero à situação concreta. Por exemplo: receita, bilhete, conto, notícia, gibi e música.
* Ler hipoteticamente para os colegas, a partir do sentido das ilustrações.
* Produção Escrita: Participar da produção de texto mesmo que oralmente, levando em conta o gênero ( receita, bilhete, lista, gibi), registrando de acordo com a hipótese de escrita, ou com a ajuda do escriba.
* Análise e Reflexão sobre a Língua e a Linguagem: Observar de forma dirigida o uso de recursos gráficos em determinado gênero: tamanho ou estilo da fonte e posição na página.
* Escuta- Produção Oral: Ouvir com atenção textos lidos ou cantados, apresentar postura de escuta: olhar para o leitor, dirigir o olhar para as figuras, etc.
* Sistema de Escrita Alfabética: Reconhecer as letras do alfabeto.
* Localizar palavras significativas em textos conhecidos.

                                                                                por: Elaine Cristina Alves de Carvalho Leal.

BORBOLETINHA


BORBOLETINHA AMARELINHA
ESTÁ NA COZINHA

FAZENDO CHOCOLATE

PARA A MADRINHA.

POTI, POTI,

PERNA DE PAU,

OLHO DE VIDRO

NARIZ DE PICA-PAU

PAU PAU!



MONTE O NOME DOS DESENHOS
(COM LETRAS MÓVEIS E DEPOIS RECORTANDO E COLANDO).





____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____





____ ____ ____ ____ ____ ____



____ ____ ____ ____ ____ ____








____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____






____ ____ ____ ____ ____






____ ____ ____ ____ ____ ____ ____








____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____




____ ____ ____ ____ ____







____ ____ ____ ____





____ ____ ____ ____ ____









COMPLETE OS DESENHOS











PINTE AS BORBOLETAS DE ACORDO COM OS NÚMEROS








































RECORTE E MONTE A MÚSICA DA BORBOLETINHA.
( EM VERSOS)







PINTE OS DESENHOS DAS FIGURAS QUE COMEÇAM COM B.

 














BIBLIOGRAFIA



_ REFERENCIAL SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA ÁREA DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL- RAADI – CICLO I- ENSINO FUNDAMENTAL I.







2 comentários:

  1. Gostei muito de conhecer teu blog Elaine. gostei muito do assunto que você aborda aqui. Estou seguindo para ficar por dentro das novidades.

    Ah..
    Toda semana, na sexta feira indico alguns blogs lá me meu espaço. Indicarei o teu esta semana. Trabalhos assim não podem deixar de ser divulgados.

    Um abraço enorme pra ti.
    e boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Olá ELaine!! O seu bog é maravilhoso...Parabéns pelo ser desprendimento de compartilhar tantos materiais tao lindo e que tanto fazem falta no nosso meio educativo para a adecuaçao curricular...é sair da teoria para ver como funciona na prática...Deus te abençoe e vou te acompanhar sempre agora que te conheci...Moro em Asunción...Você viria aqui para nos ajudar com m curso? Sería muito maravilhoso...um abraço! Celia Santos

    ResponderExcluir