Olá, Amigos e Amigas!
Estou sumida! Pois é vou ser avó! E isso está mexendo com minha cabeça!
Mas continuo o meu trabalho com Educação Inclusiva. Seja com atendimentos particulares, ou em sala de aula regular.
Não sei se comentei com Vocês, mas voltei a atuar em sala regular, na Educação Infantil.
Esse ano de 2015, tem sido de grandes aprendizagens em minha jornada pedagógica. Afinal a sala regular é rica em experiências pedagógicas e falando em Educação Inclusiva, é bem desafiadora.
Hoje estou aqui para dividir com Vocês, um pouquinho dessa minha nova jornada de trabalho pedagógico.
Como sempre escrevi, aqui e em outros espaços, o grande desafio da Educação Inclusiva, mostra-se na construção de um ambiente educacional, onde as atividades sejam desafiadoras e ricas em estímulos para Todos, pois esse é o principio da Educação Inclusiva. Incluir a Todos!
Pois bem , esse ano tive a oportunidade de revisitar a minha prática pedagógica no sentido de oferecer aos Alunos e Alunas da Educação Infantil, que atendo na Escola Municipal de Educação Infantil, onde trabalho, esse tipo de mediação pedagógica.
Com um Projeto Pedagógico que chamei de " Aprendizagem Multissensorial, no protagonismo infantil", estou desenvolvendo atividades que utilizam a estimulação sensorial como principal ferramenta de aprendizagem.
Vale ressaltar que o contexto da sala regular é diferente da sala de apoio e acompanhamento à Inclusão e no meu caso tenho vinte e seis alunos, dos quais três apresentam quadros de deficiência.
Juntando um pouco das teorias de Decroly, Freinet e Montessori, ampliei a ideia de cantos de interesse, para cantos sensoriais.
Nesses cantos sensoriais, resolvi direcionar através de minha experiência na Educação Especial, as habilidades cognitivas, com propostas lúdicas ricas em estímulos sensório motores, importantes para a faixa etária de quatro e cinco anos.
O resultado tem sido muito bom!
Para cada canto sensorial exploro uma habilidade cognitiva: motricidade fina, percepção visual, percepção auditiva, linguagem, socialização, raciocínio lógico, que juntas colaboram para a construção das funções executivas superiores, tão necessárias para a caminhada escolar das crianças: atenção, concentração, resolução de situações problemas e a tão almejada aprendizagem.
É bom salientar, que para essa faixa etária de quatro e cinco anos, o tempo de atividade em cada canto sensorial, na minha turma é de no máximo dez minutos. Depois disso, eles circulam e trocam de canto sensorial, onde terão que realizar outra proposta de atividade.
Deixo algumas fotos sobre este trabalho que estou curtindo muito!
Vale lembrar que na Educação Infantil o brincar é uma ferramenta pedagógica fundamental, por isso os espaços exteriores como o parque e os seus brinquedos também fazem parte dos cantos sensoriais e têm papel fundamental no direcionamento dos estímulos dos sistemas vestibulares e de propriocepção.
Grande Abraço!
Professora Elaine Cristina Alves de Carvalho Leal.
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