domingo, 10 de agosto de 2014

ADEQUAÇÃO CURRICULAR DO TIPO MULTINÍVEL PARA ALFABETIZAÇÃO

Olá, Amigos e Amigas!
Desculpem a demora na atualização das postagens, porém o inicio desse segundo semestre tem sido bem tumultuado. Mudanças sempre geram breves desordens. E assim tem sido comigo. Estou num processo de reorganização de agenda, devido a uma alteração em meu horário de trabalho.
Muito bem! Hoje vou compartilhar com Vocês, um exemplo de Adequação Curricular pensada para uma Criança com Autismo, matriculada na Rede Pública de Ensino, frequentando uma sala regular do 1º ano do Ensino Fundamental.
O principal objetivo desse material é fornecer à Professora da Sala Regular, condições para observação e mediação no processo de aprendizagem do Aluno, estreitando cada vez mais, os vínculos afetivos, podendo levantar critérios de avaliação quanto ao desenvolvimento cognitivo da Criança.
Tudo isso, dentro de uma sala regular, não é algo muito simples. Daí penso Eu a necessidade da Adequação Curricular, para facilitar tanto o Processo de Aprendizagem , quanto o Processo de Ensino.
Para a confecção desse material, contei mais uma vez, com a parceria de minha Fiel Escudeira e Companheira de trabalho Valeria.
Espero que gostem e possam criar situações de Ensino e Aprendizagem, utilizando esse material como modelo, pois foi feito com  muito carinho e dedicação, pois quando estamos trabalhando em um material de Adequação Curricular, primeiro temos que conhecer muito bem o Aluno com o qual iremos trabalhar, isso vai além do quadro de Deficiência. Precisamos conhecer o Sujeito que está por trás da Deficiência, com suas dificuldades e potencialidades, já falamos sobre isso na postagem sobre Avaliação Funcional. Só depois disso, é que poderemos ter subsídios suficientes para a construção de um material de adequação curricular que realmente ofereça condições de desenvolvimento e aprendizagem.
Portanto, não estamos querendo dar receitas prontas! Longe disso! Simplesmente, pretendemos auxiliar Professores, Familiares e demais Profissionais ligados à Pessoas com Deficiência a pensarem e construírem ações inclusivas, nas diferentes áreas de aprendizagem, na Escola Regular.
Grande Abraço!
Elaine.   




































































Nenhum comentário:

Postar um comentário