quinta-feira, 3 de julho de 2014

ADEQUAÇÃO CURRICULAR MULTINÍVEL: ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA.

Olá, Amigos e Amigas! Espero que esteja tudo bem com Vocês!
Hoje minha postagem será sobre a construção de um material adaptado com recursos de Tecnologia Assistiva de baixo custo, direcionado para um Aluno com TEA (Transtorno do Espectro Autista), matriculado em escola regular, no primeiro ano do Ensino Fundamental.
Como se trata de um material para a sala regular, ele está organizado levando-se em conta três aspectos importantes, que não podemos esquecer, quando falamos em Adequação Curricular, a saber:
* Conteúdo planejado para a sala regular pelo Professor;
* Potencialidades e Dificuldades do Aluno(a);
* Tipo de Adequação Curricular a ser feita: Comum, Multinível ou totalmente Flexibilizada.
Neste caso em particular, como já descrito no título da postagem, o tipo de Adequação é Multinível, isso significa que mantenho os mesmos objetivos, contudo altero a forma e apresentação dos conteúdos planejados, para o a tendimento às necessidades específicas do Aluno em questão.
Retomando os aspectos importantes, no caso o conteúdo planejado para a sala regular é da área de Matemática e envolve a construção de conceitos importantes como o conceito de grandezas, posição, sentido, número e quantidade, envolvendo os números naturais.
Em relação ao Aluno suas Dificuldades estão centradas na área da Percepção Tátil, Motricidade Fina e Linguagem Expressiva. Já as Potencialidades estão focadas nas áreas da Percepção Visual, Raciocínio Lógico e Linguagem Receptiva.
Partindo dessas informações é necessário a criação de um material de Adequação para a sala regular que atenda tais necessidades, priorizando as Potencialidades e seus canais de aprendizagem para que aos poucos as Dificuldades sejam vencidas, resultando em Aprendizagem.
Espero que gostem do material, pois Eu adorei!!!
Abraço!
Elaine.
























































































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