sábado, 8 de março de 2014

ATIVIDADES NA SALA DE APOIO E ACOMPANHAMENTO À INCLUSÃO (SAAI)...

Olá, Amigas e Amigos!
Continuo em minha meta de realizar uma postagem por semana em meu Blog! Até aqui estou conseguindo!
Hoje vou postar sobre os tipos de Atividades que podemos realizar no Atendimento Educacional Especializado (AEE), aqui em São Paulo conhecido como Sala de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (SAAI).
Conforme já postei anteriormente o primeiro passo no Atendimento na SAAI deve ser o Levantamento da História Vital da Criança  (Anamnese) e a Avaliação Funcional para compreendermos em termos pedagógicos e funcionais as potencialidades e dificuldades de cada Aluno e Aluna.
Feito isso, precisamos iniciar a construção do Plano Educacional Individualizado (PEI), contemplando o Desenvolvimento da Aprendizagem desse Aluno ou Aluna. O Plano Educacional Individualizado está ligado a mediação do Professor de Apoio e Acompanhamento que atua no AEE, dentro das Habilidades Cognitivas (Motricidade, Linguagem, Raciocínio Lógico, Percepção, Aprendizagem, Socialização), sem esquecer do Apoio à Família, sugerindo encaminhamentos e parcerias com Equipe Multidisciplinar envolvendo outros Profissionais.
Outra função do PEI é apontar para os Colegas Professores da Sala Regular sugestões para a construção do Plano de Adequação Curricular de cada Área do Conhecimento, visando atender às Necessidades Educacionais Especiais de cada Aluno(a) com quadros de Deficiência, Transtorno Global de Desenvolvimento e Alta Habilidade.
Apesar do Plano de Adequação Curricular ser de responsabilidade do Professor da Sala Regular é imprescindível a colaboração do Professor de AEE, para que os demais Colegas entendam e aprendam a construir e desenvolver tais ações diferenciadas na Sala Regular vinculando-as a Aprendizagem desses Alunos(as). 
Muito bem! Explicações preliminares realizadas e quando o Aluno estiver em atendimento no AEE, o que fazer? O que o Professor de Acompanhamento quiser? Reforçar a Alfabetização? Ensinar as operações matemáticas? 
Existe um consenso ou um paradigma muito presente na Educação em relação a Construção da Escrita, Leitura e Operações Matemáticas, colocando essas Aprendizagens como essenciais na Escola. Não que não sejam importantes. São! Contudo não podemos e não devemos principalmente no tocante ao AEE, esquecermos de que essas Aprendizagens são construídas alicerçadas em outras Habilidades Cognitivas Básicas.
E é exatamente da Habilitação ou Reabilitação dessas Habilidades Cognitivas básicas que o Professor de Acompanhamento no AEE, vai centralizar sua mediação.
Simplificando, tudo é uma teia de conexões desde a Anamnese, Avaliação Funcional, PEI, Adequação Curricular, convergindo para a construção do Plano de Atendimento Educacional Especializado de cada Aluno(a).
O importante é a construção de uma linha de comunicação entre Professores da Sala Regular e do AEE, para que o Aluno(a), possa ser beneficiado com a atuação de Todos na Escola.
Portanto o Professor do AEE, pode e deve atender às Necessidades do Aluno em cada Habilidade Cognitiva, na medida em que o Colega da Sala Regular manifestar essa necessidade no desenvolvimento do Plano de Adequação Curricular.
Não quero em nenhum momento passar a ideia de que a atuação na Educação Inclusiva na Escola Regular seja fácil. Não é! Mas também não é impossível! Exige apenas parceria e determinação da Escola como um Todo!
Abaixo, deixo algumas sugestões de atividades que desenvolvi na Sala de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (SAAI), em que atuo aqui em SP. No caso estamos trabalhando as Habilidades Cognitivas de Motricidade, Linguagem, Raciocínio Lógico e Aprendizagem.
Todos os Alunos que aparecem estão no mesmo Grupo de Atendimento, apresentam mesma idade e mesmo quadro de Deficiência, no caso Deficiência Intelectual.
Um Grande Abraço e até a próxima postagem!
Professora Elaine Cristina Alves de Carvalho Leal.






   



11 comentários:

  1. Bom dia Elaine Cristina! Estou cursando especialização em Educação Inclusiva, ainda bem perdida...cursos sempre trazem muita teoria, mas na prática mesmo, são outros 500. Cheguei ao seu blog pelas tuas postagens nesta página...Está me ajudando muito! Obrigada!
    Gostaria muito de acompanhar o trabalho de um professor de AEE, se vc souber de algum lugar aqui em SP que permita um estágio, por favor me avise.

    Grata,

    Elita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Elita! Obrigada pela visita. Se quiser pode me visitar em minha sala de atendimento na escola em que trabalho.
      Se quiser entre em contato comigo por Email.
      Abraço! Elaine.

      Excluir
  2. Preciso do modelo de projeto para professora de sala de apoio e acompanhamento a inclusão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pecastel!
      Deixe seu e-mail, para que possa enviar algumas orientações.
      Abraço!
      Elaine.

      Excluir
    2. Boa noite
      Também preciso de modelo de projeto para professora SAAI.
      elzamacedorocha@hotmail.com

      Obrigada

      Excluir
    3. Boa noite
      Também preciso de modelo de projeto para professora SAAI.
      elzamacedorocha@hotmail.com

      Obrigada

      Excluir
    4. Olá, Elza!
      Me envie um email para elainealfaeduc@yahoo.com.br que trocaremos informações.
      Grata!
      Elaine.

      Excluir
  3. Olá! Também gostaria de um modelo de projeto para SAAI para apresentar em Cefai. Quero muito ministrar aula para estes alunos e toda orientação e ajuda que puder me dar será bem vinda. Obrigada. Soraya.sbaarini@hotmail

    ResponderExcluir
  4. Olá! Também gostaria de um modelo de projeto para SAAI para apresentar em Cefai. Quero muito ministrar aula para estes alunos e toda orientação e ajuda que puder me dar será bem vinda. Obrigada. Soraya.sbaarini@hotmail

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Soraya!

      Me envie um email para elainealfaeduc@yahoo.com.br que trocaremos informações a respeito.
      Grata!
      Elaine.

      Excluir
  5. Olá Elaine
    Amei seu trabalho tb preciso de projeto para sala de Saai
    Meu e-mail é kafe.barbara@gmail.com
    Grata
    Katia

    ResponderExcluir