Olá, Amigos! Espero que todos tenham tido Boas Festas!
Retornando às postagens do Blog,
hoje estarei falando sobre questões essenciais dentro do tema: “Adequação
Curricular”. A Adequação Curricular tem sim que partir do planejamento dos
Professores Regentes na Sala Regular, pois será utilizada nas aulas.
Contudo, quando o Professor da
sala regular tem algum tipo de dificuldade em trabalhar com o conteúdo mesmo
depois de ser adequado, eu costumo utilizar o espaço do AEE (Atendimento
Educacional Especializado), para o trabalho com o Aluno dentro do conteúdo da
Sala Regular, sempre no contraturno.
Por isso é imprescindível a
comunicação entre o Professor da Sala Regular e o Professor do AEE. É
importante lembrar que temos tipos de Adequações diferentes, das mais simples e
generalizadas, que são as Adequações posturais do Professor em Sala Regular, ou
seja, uma mudança de conduta em uma sala onde tenha algum Aluno (a) que tenha
determinada limitação, com aulas mais explicativas, com uso de imagens,
trabalhos em duplas e equipes produtivas, jogos simbólicos, etc. E Adequações
mais individualizadas que são aquelas nas quais aproximamos o conteúdo a ser
tratado na Sala Regular, das potencialidades do Aluno (a), com alguma
Necessidade Educacional Especial, através de atividades diferenciadas na forma,
não no conteúdo.
Pode-se para isso, utilizar o
espaço da sala de AEE, ou mesmo a Sala Regular. Aqui em SP, pela portaria
atual, podemos e devemos participar dentro do possível das Aulas Regulares. Eu
pessoalmente costumo interferir na Sala Regular quando sou convidada pelos
colegas ou quando sinto que o Aluno (a) está de alguma forma sendo prejudicado
(a).
Geralmente utilizo os encontros
com a Equipe Docente para tirar dúvidas ou ainda para montarmos a Adequação de
acordo com a aula prevista pelos Professores. Apesar de ser tarefa do colega da
Sala Regular, eu costumo iniciar as Adequações Individualizadas, com modelos de
atividades, para que os Professores familiarizem-se com o trabalho.
Deu certo, uns entendem rapidinho
e continuam sozinhos, outros tenho que ajudar o ano inteiro, mas eles realizam
as atividades com o Aluno e percebem o que é importante, conhecer o que
realmente o Aluno (a) sabe e o que tem dificuldade, para um Processo Avaliativo
digno e para que a Aprendizagem realmente aconteça. Outros ainda, simplesmente
não utilizam o material e aí assumo e realizo nos horários de AEE.
É uma luta! Mas por enquanto, somo
mais vitórias que fracassos!
As atividades de Adequações
Curriculares são sempre Individualizadas, por isso é importante que o
profissional de AEE conheça as Potencialidades e Dificuldades de cada Aluno (a).
O fato de terem o mesmo quadro de Deficiência, não significa que são
iguais suas Necessidades Educacionais.
As avaliações são também adequadas, mas com o trabalho de formação com
os Professores da Sala Regular, eles mesmos
costumam automaticamente adequar suas atividades avaliativas, me procurando apenas para analisar o trabalho que geralmente é muito bom.
costumam automaticamente adequar suas atividades avaliativas, me procurando apenas para analisar o trabalho que geralmente é muito bom.
Caso o Professor não consiga
realizar esse procedimento, costumo elencar algumas sugestões de Adequação das
Atividades Avaliativas.
Nas Provas Oficiais, costumo formar
uma equipe de aplicação Individualizada na Escola que atuo. Os membros da
Equipe são Educadores da própria escola que juntamente comigo, atendem
individualmente os Alunos com Necessidades Educacionais Especiais, como
escribas, ledores, interpretando questões, com materiais adaptados, caso seja necessário.
Parece ser difícil, mas basta que alguém assuma a mediação desse processo
de construção da Educação Inclusiva nas Escolas.
E o profissional de AEE torna-se
imprescindível para que isto aconteça.
Com o tempo tudo se organiza, os
Professores acostumam e começam a transformar sua Prática Pedagógica.
Em geral, começo ouvindo
críticas, algumas até bem pessoais e nada agradáveis. Quando encerro o trabalho
e mudo de Escola, fico feliz com os abraços, elogios e relatos de crescimento
profissional que a Inclusão proporcionou a todos.
É muito bom!
Abraço fraterno!
Abraço fraterno!
Elaine
Cristina Alves de Carvalho Leal.
Olá, Elaine! Gostaria de saber se você trabalha nos dois turnos. Se trabalha num turno só, tem tido dificuldades para ter contato com o prof. regente do turno contrário para realizar as adequações curric.? Parabéns pelo Blog!
ResponderExcluirOlá, Rose! Desculpe pela demora em responder. Até o ano passado trabalhava em dois turnos, divididos pelos dias da semana, para poder atender aos Alunos da Escola. Quanto aos Professores, as dificuldades são mais no sentido de poder atender a todos, pois todos têm dúvidas e é preciso organizar horários e espaços para o Atendimento de Todos. Em relação às Adequações Curriculares, existem sim, muitas dificuldades, pois muitos Professores não aceitam essa tarefa. Contudo quando organizo alguns exemplos e percebem o quanto o Aluno é beneficiado, muitos aceitam o trabalho e aos poucos vão construindo seus próprios materiais.
ResponderExcluirAbraço! Elaine.
Bom dia Elaine, gostaria de ver mais modelos de atividades com adequaçoes para sala regular principalmente do 6 ao 9 ano. Obrigada e parabéns pelo seu trabalho. Abraço Sandra
ResponderExcluirAdmiro o seu trabalho ! Parabéns !
ResponderExcluir