segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

ADEQUAÇÃO CURRICULAR NA ÁREA DE ALFABETIZAÇÃO.

Olá! Amigas e Amigos interessados em Educação Inclusiva. Hoje vou postar algumas atividades dentro do tema Alfabetização e Letramento, numa concepção sensorial e motora, indicada para os Alunos que atendo na EMEF. Cândido Portinari, dos anos iniciais. Esses Alunos têm quadros diferenciados , alguns estão dentro do espectro autista (TEA), outros apresentam limitações cognitivas em mais de três habilidades adaptativas, portanto encontram-se dentro do leque da Deficiência Intelectual ( DI). Outros ainda, apresentam características, ainda em avaliação de Transtornos de Aprendizagem, como ansiedade, hiperatividade, déficit de atenção e impulsividade (TDAH).  
Devido às características expostas acima, pensamos em adequarmos as atividades planejadas pelo Professor da sala regular, privilegiando o canal sensorial visual, auditivo e também a motricidade.
São atividades pensadas e realizadas com muito carinho e dedicação, visando um  acompanhamento individualizado do Professor e Estagiários que acompanham esses alunos nas salas regulares, facilitando um apontamento das reais dificuldades e potencialidades de cada um.
Como a atividade abarca um texto poético musical, de fácil memorização e atrativo para essa faixa etária, possibilita uma série de apontamentos, indicando algumas expectativas de aprendizagem nas seguintes áreas do conhecimento, tomando como base o Referencial sobre Avaliação da Aprendizagem na Área da Deficiência Intelectual ( RAADI) - Ensino Fundamental I ( pág. 81,82, 83 e 86):
1- CIÊNCIAS:
* Vivenciar e perceber diferentes tipos de alimentos, sua adequação e necessidade para o desenvolvimento do corpo e manutenção da saúde, incluindo informações de culturas diversas.
* Perceber com ajuda que uma alimentação inadequada pode levar a prejuízos para a saúde.
2- GEOGRAFIA:
* Reconhecer com orientação do Professor , os lugares onde se compram alimentos e suas características, e se são industrializados ou naturais.
3- HISTÓRIA:
* Desenvolver noções entre hábitos alimentares e cuidados com a saúde com medições de tempo ( hora das refeições e de higiene, formas de convivência nas refeições).
4- LÍNGUA PORTUGUESA:
* Estabelecer relação entre o título e o corpo do texto ou entre as imagens ( fotos, ilustrações)  e o corpo do texto.
* Recuperar informações explícitas do texto mesmo que através de desenhos ou imagens.
5- MATEMÁTICA:
* Criar registros pessoais ( desenhos, códigos), com orientação direta para comunicação de informações coletadas.
Espero que essas informações possam ajudar a cada um de vocês a pensarem e criarem aulas e atividades flexibilizadas, atendendo às Necessidades Educacionais Especiais, nos diferentes ambientes escolares.
                                                                                           por: Elaine Cristina A.de Carvalho Leal.














6 comentários: