sábado, 22 de setembro de 2012

A SALA DE ATENDIMENTO E ACOMPANHAMENTO À INCLUSÃO ( SAAI), NA PRÁTICA.


O trabalho de Atendimento Educacional Especializado, aqui em São Paulo recebe o nome de SAAI ( Sala de Atendimento e Acompanhamento à Inclusão). No meu caso, trabalho com cinquenta e quatro Alunos, divididos em 11 grupos distintos, com atendimentos de duas horas aula semanais, devido ao número elevado de atendimentos.
Penso o meu trabalho em quatro momentos distintos, divididos em sessões de trinta minutos. São eles:
Jogos, brinquedos e brincadeiras: Nessa sessão, trabalho individualmente ou em grupo, com atividades lúdicas com o objetivo de habilitar ou reabilitar as funções motoras e sensoriais.
Linguagem : Nessa sessão, trabalho individualmente com atividades que possibilitem a habilitação ou reabilitação da comunicação receptiva e expressiva.
* Raciocínio Lógico: Sessão com mediação individual, focando as habilidades de organização, conceitualização e aplicação de  informações nos seguintes indicadores: tempo, espaço, classificação, seriação, número e quantidade, valor posicional do número, situações problemas envolvendo as idéias das quatro operações.
* Adequação Curricular: Esta é a sessão onde vou interceder diretamente no conteúdo trabalhado na sala regular. Para isso utilizo as informações previamente dadas pelos Professores da Sala Regular. Algumas vezes  o Professor na sala regular relata certas dificuldades de aplicação dos conteúdos curriculares, mesmo dentro das propostas de adequação. Nesses casos, procuro mediar no atendimento da SAAI, facilitando o entendimento do Aluno e a atuação do Professor da sala regular.
Segue abaixo, alguns materiais que utilizo e algumas situações de mediação na SAAI que atuo na EMEF. Cândido Portinari. A maioria dos materiais utilizados  foram construídos com materiais recicláveis. No meu caso, conto com a colaboração da Assistente de Vida Escolar ( AVE), a Valéria, que muito tem contribuído com o trabalho na SAAI. 




















Um comentário:

  1. Elaine,seu trabalho é muito bonito.Estou começando na sala de Recursos e suas dicas foram valiosas para mim.

    Um abraço e bom trabalho.

    Prof Lucila Lasserre
    Salvador/Ba

    ResponderExcluir