domingo, 4 de junho de 2017

Curso de Construção de Materiais Adaptados para Acessibilidade Curricular

Ontem estive mais uma vez no Centro de Inclusão e Apoio ao Autista de Guarulhos (CIAAG), para ministrar o último módulo do curso: A Escolarização do Aluno Autista. Esse curso foi pensado como instrumento de capacitação para Profissionais e Familiares sobre a Criança Autista e sua inserção no Ambiente Escolar Regular.
Pensamos em oferecer através de módulos, informações sobre o conceito de Autismo,  do Desenvolvimento Cognitivo da Criança Autista, das Legislações Educacionais em vigor,  da Construção do Plano Educacional Individualizado e suas implicações na Aprendizagem Escolar dessas Crianças,  através do Plano de Adequação Curricular.
Discutimos ainda a importância do Acolhimento das Famílias através do levantamento do Histórico Vital dessas Crianças, como primeiro elemento de uma Avaliação Pedagógica Funcional que permita o conhecimento das Potencialidades e Dificuldades de cada Aluno ou Aluna Autista, permeando o Plano de Ensino Escolar.
Por fim, retomamos as questões básicas da Educação Inclusiva:  Por quê,  Pra quê e Como Incluir, enfatizando alguns referenciais para que essa Inclusão Escolar se efetive no Ambiente escolar,  com a garantia de Apoios importantes nas áreas de Comunicação,  Currículo e Avaliação, através da Construção de Materiais  de Acessibilidade Curricular, utilizando recursos de Tecnologia Assistiva de baixo custo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário