Olá, Amigos e Amigas!
Desculpem a demora nas postagens, mas minha rotina mudou bastante nos últimos meses.
Hoje irei compartilhar com Vocês, alguns recursos de acessibilidade curricular que tenho acompanhado em minhas visitas as Unidades Escolares, aqui no Município de São Paulo.
São materiais feitos por Professores que atuam nas salas regulares e que aceitaram o desafio da Educação Inclusiva, não só para os casos de Deficiência, mas para Todos os Alunos. Afinal o caráter Inclusivo da Educação, deve abranger à Todos os Alunos.
As primeiras fotos são jogos construídos por uma Professora da Rede Municipal. Ela costura esses jogos num tamanho maior que o normalmente encontrado nas lojas, para atender às Necessidades Específicas dos Alunos que necessitam de maior estimulo sensorial, no Ensino Fundamental. Adorei o capricho e a dedicação da Profissional.
Agora gostaria de socializar com Vocês o trabalho de um Professor de Educação Física que também atua em Escolas Regulares e ressignificou sua Prática Pedagógica, para o atendimento dos Alunos com Deficiência.
Gostei bastante de suas propostas de intervenção nas aulas, pois utiliza recursos de Tecnologia Assistiva de baixo custo, construindo jogos de estimulação que atuam nas diferentes Habilidades Cognitivas: Motricidade, Percepção, Raciocínio Lógico, Socialização e Aprendizagem.
Meu objetivo com essa postagem é incentivar os Colegas Professores das diferentes Escolas espalhadas pelo Brasil afora a exercitarem sua criatividade, tornando a Educação Inclusiva uma realidade não tão utópica, como alguns imaginam.
A cada dia que passa, nos convencemos de que o conceito de Atendimento Educacional Especializado, tende a ultrapassar o ambiente das Salas de Recursos Multifuncionais, ou Salas de Apoio e Acompanhamento à Inclusão, como são chamadas aqui em SP, para os espaços das Salas Regulares, pois só assim transformaremos o caráter meritocrático de nossas Escolas em espaços realmente Inclusivos, criando novas rotas de Aprendizagem e Desenvolvimento para Todos.
Grande Abraço!
Elaine Cristina Alves de Carvalho Leal.