sábado, 22 de setembro de 2012

A SALA DE ATENDIMENTO E ACOMPANHAMENTO À INCLUSÃO ( SAAI), NA PRÁTICA.


O trabalho de Atendimento Educacional Especializado, aqui em São Paulo recebe o nome de SAAI ( Sala de Atendimento e Acompanhamento à Inclusão). No meu caso, trabalho com cinquenta e quatro Alunos, divididos em 11 grupos distintos, com atendimentos de duas horas aula semanais, devido ao número elevado de atendimentos.
Penso o meu trabalho em quatro momentos distintos, divididos em sessões de trinta minutos. São eles:
Jogos, brinquedos e brincadeiras: Nessa sessão, trabalho individualmente ou em grupo, com atividades lúdicas com o objetivo de habilitar ou reabilitar as funções motoras e sensoriais.
Linguagem : Nessa sessão, trabalho individualmente com atividades que possibilitem a habilitação ou reabilitação da comunicação receptiva e expressiva.
* Raciocínio Lógico: Sessão com mediação individual, focando as habilidades de organização, conceitualização e aplicação de  informações nos seguintes indicadores: tempo, espaço, classificação, seriação, número e quantidade, valor posicional do número, situações problemas envolvendo as idéias das quatro operações.
* Adequação Curricular: Esta é a sessão onde vou interceder diretamente no conteúdo trabalhado na sala regular. Para isso utilizo as informações previamente dadas pelos Professores da Sala Regular. Algumas vezes  o Professor na sala regular relata certas dificuldades de aplicação dos conteúdos curriculares, mesmo dentro das propostas de adequação. Nesses casos, procuro mediar no atendimento da SAAI, facilitando o entendimento do Aluno e a atuação do Professor da sala regular.
Segue abaixo, alguns materiais que utilizo e algumas situações de mediação na SAAI que atuo na EMEF. Cândido Portinari. A maioria dos materiais utilizados  foram construídos com materiais recicláveis. No meu caso, conto com a colaboração da Assistente de Vida Escolar ( AVE), a Valéria, que muito tem contribuído com o trabalho na SAAI. 




















domingo, 16 de setembro de 2012

ADEQUAÇÃO CURRICULAR- ALFABETIZAÇÃO

As atividades propostas abaixo foram pensadas para facilitar o processo de aquisição da base alfabética ( escrita convencional), e de estratégias de leitura ( antecipação, localização, compreensão e interpretação), para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental.
O trabalho foi fruto da parceria da PAAI( Professora de Atendimento e Acompanhamento à Inclusão- AEE), no caso eu com a Professora da sala regular Professora Anna Maria da EMEF. Cândido Portinari.
O conteúdo proposto pela Professora Anna está dentro das Expectativas de Aprendizagem propostas pela Secretaria Municipal de São Paulo, para o Ensino Fundamental I.
No caso o meu trabalho foi propor à Professora formas alternativas de aplicação deste conteúdo para os Alunos que apresentam NEE (Necessidades Educacionais Especiais), no caso três Alunos. O primeiro com suspeita de quadro de DI (Deficiência Intelectual), outro com quadro em avaliação clínica e terapia medicamentosa de TDAH (Transtorno e Déficit de Atenção e Hiperatividade), com suspeita de DI. O último com quadro também em avaliação clínica e pedagógica de TDAH.
Podemos elencar alguns Indicadores avaliativos, neste caso:
* Leitura: Relacionar o gênero à situação concreta. Por exemplo: receita, bilhete, conto, notícia, gibi e música.
* Ler hipoteticamente para os colegas, a partir do sentido das ilustrações.
* Produção Escrita: Participar da produção de texto mesmo que oralmente, levando em conta o gênero ( receita, bilhete, lista, gibi), registrando de acordo com a hipótese de escrita, ou com a ajuda do escriba.
* Análise e Reflexão sobre a Língua e a Linguagem: Observar de forma dirigida o uso de recursos gráficos em determinado gênero: tamanho ou estilo da fonte e posição na página.
* Escuta- Produção Oral: Ouvir com atenção textos lidos ou cantados, apresentar postura de escuta: olhar para o leitor, dirigir o olhar para as figuras, etc.
* Sistema de Escrita Alfabética: Reconhecer as letras do alfabeto.
* Localizar palavras significativas em textos conhecidos.

                                                                                por: Elaine Cristina Alves de Carvalho Leal.

BORBOLETINHA


BORBOLETINHA AMARELINHA
ESTÁ NA COZINHA

FAZENDO CHOCOLATE

PARA A MADRINHA.

POTI, POTI,

PERNA DE PAU,

OLHO DE VIDRO

NARIZ DE PICA-PAU

PAU PAU!



MONTE O NOME DOS DESENHOS
(COM LETRAS MÓVEIS E DEPOIS RECORTANDO E COLANDO).





____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____





____ ____ ____ ____ ____ ____



____ ____ ____ ____ ____ ____








____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____






____ ____ ____ ____ ____






____ ____ ____ ____ ____ ____ ____








____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____




____ ____ ____ ____ ____







____ ____ ____ ____





____ ____ ____ ____ ____









COMPLETE OS DESENHOS











PINTE AS BORBOLETAS DE ACORDO COM OS NÚMEROS








































RECORTE E MONTE A MÚSICA DA BORBOLETINHA.
( EM VERSOS)







PINTE OS DESENHOS DAS FIGURAS QUE COMEÇAM COM B.

 














BIBLIOGRAFIA



_ REFERENCIAL SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA ÁREA DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL- RAADI – CICLO I- ENSINO FUNDAMENTAL I.