Continuando o trabalho com as Adequações Curriculares no Ensino Regular, numa concepção Inclusiva de Educação, trabalhamos mais uma vez com a área de Ciências, para a sétima série, oitavo ano do Ensino Fundamental II. Dando continuidade ao conteúdo anterior sobre " O Corpo Humano, seus Órgãos e suas Funções no organismo", pensamos em uma atividade prática sobre a função da Respiração, com os movimentos da Expiração e Inspiração. Como os Alunos envolvidos neste Plano de Adequação, são Deficientes Intelectuais e um deles apresenta um quadro Múltiplo de Deficiência, as atividades em sua maioria não envolvem muito a escrita, e sim outras habilidades cognitivas como motricidade, atenção e experimentação. Quando pensamos em adequar determinado conteúdo, temos que ter em mente, as Potencialidades e Dificuldades do Aluno envolvido. Quais os recursos melhores que favoreçam a mediação do Professor da sala regular; Qual o foco avaliativo pretendido pelo Professor da sala regular; Qual a forma mais acessível para que o Aluno com Deficiência, possa se apropriar desse objeto de conhecimento. Sendo assim, as atividades expostas, incluem uma experimentação concreta, atividades de coordenação motora e de raciocínio lógico. Lembrando que sempre é necessária a presença mediadora do Professor da sala regular.
Fonte:
Olá Enviei um comentário para vc, solicitando uma visita por favor envie seu email - gislaine236@terra.com.br
ResponderExcluirOlá, Gislaine! Irei mandar meu email e contatos pelo seu email.
ExcluirAbraço! Elaine.