sábado, 11 de agosto de 2012

ADEQUAÇÃO CURRICULAR NA ÁREA DE CIÊNCIAS.

Olá, Amigos e Amigas! Desculpem o atraso nas postagens pois tive problemas de saúde. Continuando o trabalho com a flexibilização curricular dentro da perspectiva Inclusiva de Educação, segue uma proposta de atividade dentro da área de Ciências. Essas atividades foram pensadas para um grupo de alunos da 7ª série do Ensino Fundamental. Esses alunos são Deficientes Intelectuais e frequentam a sala regular de ensino da EMEF. Cândido Portinari, onde realizo o trabalho de Atendimento e Acompanhamento a Inclusão ( AEE). O principal objetivo da flexibilização curricular é oferecer ao professor da sala regular instrumentos e indicadores avaliativos para esses alunos, sem exclui-los do conteúdo proposto para a sala regular. Para a garantia desse objetivo é necessário uma intensificada discussão entre o Professor responsável pelo AEE e os demais Professores das salas regulares, para conhecimento do planejamento de cada área, permitindo assim a construção de propostas individualizadas de atividades que atendam às necessidades especiais dos alunos com algum tipo de deficiência. Na escola em que atuo, conto com a ajuda primordial da Auxiliar de Vida Escolar (AVE) Valéria que auxilia na realização do Plano Individual de Adequação Curricular. No caso específico do exemplo abaixo o Professor está trabalhando com as especificidades dos órgãos do corpo humano e sua função no organismo. Para alunos com DI, utilizamos sempre mais os recursos visuais que a escrita, pois esses nossos alunos estão construindo a escrita e a leitura, contudo percebemos que após iniciarmos as adequações necessárias durante as aulas, tanto os Alunos quanto os Professores foram beneficiados. Os alunos entenderam melhor o conteúdo exposto, melhorando seu interesse pelas aulas e os Professores visualizaram muito melhor as potencialidades desses alunos, em contrapartida das dificuldades existentes no quadro da Deficiência Intelectual. A primeira atividade trabalha o conceito do órgão coração, explorando sua localização no corpo, sua função e sua relação com o sangue. A contextualização com situações reais, permite uma habilitação cada vez melhor das capacidades de abstração e memorização, habilidades essas afetadas na Deficiência Intelectual.A atividade lúdica do quebra- cabeça, também além de ser essencial para as capacidades de raciocínio lógico, orientação espacial e temporal, no exemplo abaixo permite aos Alunos a noção do cuidado com o corpo e do profissional envolvido nas questões de saúde, sem infantilizar o tema proposto da aula. Esperamos acertar sim, porém erramos e muito! Nem tudo são rosas, mas caminhos alternativos, criatividade e compromisso, permitem uma nova concepção de Avaliação na relação de Ensino e Aprendizagem na Educação Inclusiva.





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