domingo, 15 de julho de 2012

ADEQUAÇÃO CURRICULAR NA ÁREA DE GEOGRAFIA

O trabalho abaixo é o resultado do trabalho do Professor de Geografia da EMEF. Cândido Portinari, onde atuo como PAAI ( Professora de Apoio e Atendimento à Inclusão). No caso, essas atividades foram pensadas para um aluno com baixa visão, sem prejuízo cognitivo, da quinta série ( sexto ano) do Ensino Fundamental.
O caderno é um caderno comum de desenho que encapei com papel preto e risquei as pautas especiais para baixa visão, riscadas com caneta preta de ponta porosa, com espaços de 2,5cm. No caso do aluno, fiz um caderno para cada área do conhecimento.
Como estamos iniciando este trabalho na Escola, a adesão dos Professores é lenta, porém vem aumentando bastante. No caso abaixo, todas as atividades foram pensadas pelo Professor. Minhas instruções, foram quanto ao tamanho da fonte (20), caixa alta, Times Roman, negrito. E o mais importante, as atividades estarem dentro do conteúdo planejado pelo Professor.
O resultado tem sido satisfatório. O aluno tem se mostrado mais participativo e menos resistente aos recursos adaptados. Mas cada dia é uma nova aprendizagem. O importante é não desanimar!
Gostei bastante da iniciativa do Professor!!! Em Educação Inclusiva não existem receitas milagrosas, mas sim trabalho comprometido e em equipe. Afinal Incluir não é um ato solitário!!!!














Nenhum comentário:

Postar um comentário